11 de ago. de 2010

Mulheres e futebol no Brasil: entre sombras e visibilidades

Mulheres e futebol no Brasil: entre sombras e visibilidades  
 por Silvana Vilodre GOELLNER

 Fundamentada na abordagem teórico-metodológica da história cultural e dos estudos de gênero, este artigo discute a mulher e o futebol no Brasil. Objetiva evidenciar que há muito tempo as mulheres protagonizam histórias no futebol brasileiro ainda que tenham pouca visibilidade, seja na mídia, no cotidiano dos clubes e associações esportivas, na educação física escolar ou nas políticas públicas de lazer.

Para analisar a inserção das brasileiras no futebol utilizei como fontes primárias de pesquisa, documentos produzidos no início do século XX, tais como periódicos, matérias jornalísticas, livros de esportes e de educação física. Além destas fontes analisei publicações recentes sobre essa temática buscando evidenciar os vestígios e as rupturas existentes entre diferentes épocas.

Através da técnica da análise de conteúdo foi possível compreender que a associação entre o esporte e a masculinização da mulher atravessa décadas e, mesmo que em muitas situações as atletas tenham saído das zonas de sombra, ainda hoje são recorrentes algumas representações discursivas que fazem a apologia da beleza e da feminilidade como algo a ser preservado, em especial, naquelas modalidades esportivas consideradas como violentas ou prejudiciais a uma suposta natureza feminina.

 LEIA O ARTIGO COMPLETO!  http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/rbefe/v19n2/v19n2a05.pdf


 

 

 

 





Um comentário:

  1. Ótimo artigo da Silvana! Vale a pena ler na íntegra. Dizer que o futebol é coisa pra homem já não cabe mais, pois essa afirmação só ratifica a idéia ultrapassada de atribuir à biologia ou à natureza características que, na realidade, são construídas pela cultura e pela sociedade. Diferenças não podem significar desigualdade, preconceito e discriminação! Vamos reconstruir essas idéias através da prática do nosso futebolzinho, rsrsrs.

    ResponderExcluir

Comente aqui!