Sobre Sport Fino

O time Sport Fino começou com duas amigas, Andrea Hayashida e Aline Araújo, que gostavam muito de jogar futebol mas não encontravam onde praticar. A idéia era alugar uma quadra e chamar as amigas para um pouco de diversão após o trabalho. Em julho de 2009 conseguiram reunir 18 meninas. Algumas já haviam jogado futebol por bastante tempo, outras tinham tido pouco contato com a bola, mas todas eram bem vindas.

O próximo passo era achar uma quadra que agradasse todas pelo local e valor. Após algum tempo de buscas e pesquisas, alugaram a quadra na Vila Leopoldina. O gasto mensal com a quadra era dividido entre todas assim como gastos extras como bolas e coletes. A idéia era fazer da prática do esporte uma diversão e exercício a baixo custo.

Logo conseguiram um amigo interessado em organizar os treinos de forma voluntária, Luis Aguiar. Ele coordenava os treinamentos e passava exercícios de fundamentos.

Com o passar dos meses, algumas meninas deixaram o time e outras foram sendo incorporadas. Aline deixou o time para morar fora do país. Andrea e Marina Fortunato, integrantes do time desde o princípio, assumiram a coordenação estabelecendo algumas regras e tornando a diversão um pouco mais organizada. Andrea se responsabilizou pela parte financeira e Marina pela administrativa.

Luis teve que se ausentar por problemas pessoais e foi convidado para o time outro amigo, José Mattos, com bastante conhecimentos futebolísticos e experiência anterior como treinador. Primeiramente participou de forma totalmente voluntária mas logo o time acordou contribuir com uma ajuda de custo para que fosse possível continuar mantendo José como técnico. Ele estava sendo muito bem recebido pelas meninas e estava dando ao time grandes contribuições. Realizamos alguns amistosos com outros times femininos que treinavam no mesmo local e pudemos perceber a constante evolução do grupo.

Sempre de maneira democrática e transparente, fizemos eleições para escolher um nome para o time e o escolhido foi Sport Fino. Também votamos nas cores e modelos de uniformes, os quais ainda não foram produzidos por falta de verba.

Já com um time formado, a idéia era diminuir a rotatividade de meninas e fortalecer os treinos para que o Sport Fino pudesse crescer, se desenvolver e começar a participar de pequenos campeonatos. Foi feito um esquema de meninas “mensalistas” e meninas “avulsas”, onde as mensalistas tinham algumas vantagens e prioridades. Estabelecemos manter o time entre 18 e 22 meninas fixas, um número equilibrado para baratear os custos e desenvolver um treino satisfatório.

Hoje contamos com 22 meninas mensalistas e algumas avulsas que matam a vontade de jogar futebol participando de vez em quando dos nossos treinos. Estamos de portas abertas para todas as interessadas, independente de nível técnico ou idade, afinal, nosso maior objetivo é a diversão. Priorizamos e valorizamos o companheirismo e o espírito de grupo. Vemos que a prática do esporte é uma ferramenta muito importante no dia a dia estressante e corrido de muitas mulheres, principalmente numa cidade como São Paulo onde passamos muito tempo no trânsito e temos poucas possibilidades de atividades esportivas noturnas seguras a baixo custo.

Marina Vescovi Fortunato


Ago/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!